Rafael Bluteau

Rafael  Bluteau

O VOCÁBULO "CAPOEIRA"


O vocábulo "Capoeira" foi apresentadoe registrado pela  primeira vez em 1712 e a seguir em 1813 em obras de Rafael Bluteau e Moraes respectivamente.

Após isto caiu no terreno da polêmica e investigações etimológicas. A primeira proposição que se  tem notícia  é de 1865 , na primeira edição de "Iracema", de José de Alencar e repetida em 1870 em  "O Gaúcho",  também  do  mesmo autor. José de Alencar propôs para o vocábulo Capoeira o tupi "Caa-apuam-era"  traduzido  por  ilha  de  mato  já  cortado. A partir daí surgiram novas polêmicas entre diversos autores e etimológicos.

As formas ortográficas foram variadíssimas até que se chegasse finalmente a ortografia atual o vocábulo CAPOEIRA. E paralelamente  a  estas  discussões  quanto  a  ortográfica  e  origem surgiram os mais variados significados quanto a palavra. Desses  significados, três foram escolhidos por  serem ainda os mais discutidos e que serão apresentados a seguir.

Existe no Brasil uma ave chamada  Capoeira (Opontoohorus Capueira, Soix ) que além de  ser encontrada no Paraguai se acha por quase todo o Brasil. Também chamada Uru, trata-se de uma pequena perdiz de vôo rasteiro, e pés curtos, corpo cheio, listrado  de amarelo  escuro, cauda curta,  vive no chão, habita-se  em todas as matas e anda sempre em bando, tem canto singular que parece mais  um assobio trêmulo do que um canto modulado.  Além   de  ser  uma ave  que  se  caça bastante, é também muito procurada por ser uma ave que se domestica facilmente.

Relativo a esta pequena ave, existe  duas ligações com a palavra capoeira e sua origem. Macedo Soares informa que o canto da capoeira era utilizado através do assobio,  pêlos  caçadores no mato como chama, e os moleques ou pastores que vigiavam gado,  para  chamarem  uns aos  outros e também ao gado. Dessa forma o moleque que assim procedia era chamado capoeira.  Antenor  Nascente   o explicar como jogo de capoeira está relacionada à ave, nos informa que o macho é muito ciumento e por isso trava  lutas tremendas com o riva  que tenta  entrar  em seus domínios.Partindo daí, Nascente explica que  "naturalmente  os pássaros de  destreza desta luta, as negações, foram comparadas com os destes homens, que sua luta simulada para divertimento, lançavam mão apenas da agilidade.