As Mautas da Capoeira

 

 

No século XIX existiam  as Maltas de Capoeira, famosas no Rio de Janeiro, que se espalhavam por diversos bairros  e  freguesias da cidade, cada malta comandava uma região e não admitia a invasão de seu território.

Os integrantes das maltas possuíam um modo característico de vestirem-se: trajavam roupas brancas, calça pantalona com boca de sino, camisa ou terno  de linho  com sapato de bico fino, no pescoço quase sempre usavam um lenço de seda que funcionava como proteção de navalhadas, na cabeça  um chapéu e nas mãos, uma faca, navalha ou bengala para  qualquer imprevisto.  Esses capoeiristas  costumavam viver na boemia junto com as prostitutas, vagabundos, aristocratas, imigrantes e intelectuais.           Gostavam de festas, comícios e lugares com aglomerado  de pessoas para  saquear, roubar ou arrumar confusão com as maltas rivais.  Quase sempre, quando a polícia chegava, conseguiam  escapar, mas às vezes não tinha jeito e travavam combates deixando os policias estirados no chão.

As maltas de capoeira eram algo que atormentava a população carioca, principalmente as  autoridades que queriam de qualquer maneira exterminá-las. Haviam várias maltas no Rio de Janeiro e cada uma comandava uma região, mas  dentre  todas, tiveram duas que  mais  se  destacaram:  os Guaiamuns e Nagoas.

Os  Nagoas dominavam  a periferia,  chamada de Cidade Velha.  Eram  ligados  aos   Monarquistas do Partido Conservador;  tinham uma tradição  escrava e africana e  eusavam um chapéu com uma cinta de cor branca sobre o vermelho e as abas para frente e para baixo.

Os Guaiamuns dominavam a região central, chamada Cidade Nova.  Eram ligados aos Republicanos do Partido Liberal; tinham uma tradição mestiça, absorveram muitos imigrantes, crioulos, homens livres e intelectuais.  Usavam  um  chapéu c om  uma  cinta  de  cor  vermelha sobre a branca e as abas para frente e para cima.

Geralmente, os conflitos entre as maltas aconteciam em  dias  de  festa, quando uma  malta  invadia o território da outra.  Muitas vezes  os conflitos aconteciam individualmente, ao  invés de em grupo; um dos componentes da malta travava combate com um  componente de outra malta, enquanto o restante ficava olhando, e independente do resultado ambos aplaudiam calorosamente.
Após a Proclamação  da  República  (1889),  foi  criado o decreto 847  de 1890, intitulado "Dos vadios e capoeiras".  Este decreto   repreendia  a capoeira  e seus praticantes.   Então, através  da  perseguição policial, pouco  a pouco foram  sendo   encarcerados,  exilados   ou exterminados os  chefes das maltas e estas foram perdendo suas forças e sendo desmanteladas.