Africana ou Brasileira

A Capoeira de fato surgiu pela necessidade de liberdade de um povo, mais não necessariamente de dentro de um tumbeiro.

Existem muitas lendas sobre a capoeira, baseando-se no feito de Rui Barbosa que no dia 15/12/1890, quando ministro da fazenda do governo do presidente Manoel Deodoro da Fonseca, mandou queimar documentos sobre a escravidão negra no Brasil cada historiador apresenta uma versão sobre a capoeira. Caros amigos, em minha opinião a capoeira não é africana e nem tampouco Afro-Brasileira, geográficamente isso não existe, a capoeira surgiu com os negros ladinos nascidos no Brasil. Em 1559 D. João legalizou a importação de escravos para o Brasil tendo os navios desembarcados nos portos do: Recife, Rio de janeiro e Bahia, escravos vindos de Angola, Guiné, Moçambique e Luana. Estes negros contribuíram muito com o desenvolvimento de palmares, através de seus conhecimentos e técnicas em varias áreas tais como: A agricultura, artesanato, pesca, montaria e o cultivo das palmeiras e Assim fizeram de Palmares uma verdadeira Angola-Janga. Os Africanos trouxeram também suas crenças e manifestações culturais como, por exemplo, o candomblé, ele é africano e por ser cultuado no Brasil é Afro-Brasileiro. A capoeira é Brasileira, n'golo não é Capoeira assim como Jiu-jitsu não é Judô.

A capoeira nasceu no Brasil, onde devemos considerar as culturas e hábitos dos povos negros e indígenas da região. Já que a origem da palavra é Tupi-guarani a capoeira pode ter surgido através da integração destes povos. A capoeira é uma luta genuinamente brasileira, muito embora ainda exista pessoas que não valorizam o que é seu como diz o ditado: "Santo de casa não faz milagre", e com isso insistem em querer importar a capoeira, ela é luta brasileira criada pelos escravos nascidos no Brasil se ela fosse Afro-Brasileira, como dizem, então porque em outros paises nunca existiu capoeira se o Brasil foi o último pais a aderir à importação de escravos, como também um dos últimos a decretar a abolição. A capoeira NÃO É DANÇA, a capoeira é esporte é luta 100% brasileira. Em um determinado tempo o berimbau, o pandeiro e o atabaque foram incluídos na capoeira, de fato ficou muito agradável, porém, as pessoas passaram a confundir a capoeira como dança é claro que todo esporte tem sua expressão corporal e a capoeira tem sua particularidade própria que é a troca de base para confundir o adversário.

A própria historia conta que a capoeira surgiu pela ância de liberdade de um povo sofrido e que os escravos usavam golpes de capoeira para se defender e abater o seu opressor, isso é o que? É dança?... Não, isso é luta meu irmão!

A ginga da capoeira é nada mais que uma troca de base: Base frontal e lateral.

Em 1712 - Rafael Bruteal registrou pela primeira vez o vocábulo capoeira.

Em 1808/1850 – A capoeira Escrava: Carlos Eugênio Líbano Soares, disse em entrevista ao jornal Mais... “Ela nasce como forma de defesa do escravo contra a violência”.

Em 1890 - Manoel Deodoro da Fonseca assinou a proibição da capoeira – Decreto nº 487 – Artigo 402.

Em 1937 - O presidente Getulio T. Vargas liberou a capoeira como folclore brasileiro.

Em 1972 - O General Eurico de Andrade Neves Filho, presidente CBP (confederação brasileira de pugilismo) assinou o primeiro regulamento técnico de capoeira no Brasil.

Em 1973 - O presidente Emilio G. Médici, liberou o registro da capoeira como arte marcial.

 

Tópico: Africana ou Brasileira

Data: 15/11/2010

De: agleyson

Assunto: wlz

muito bem elaborada essa materia

Data: 12/11/2009

De: Victor

Assunto: Africana ou Brasileira

Valeu, gostei da materia!

Novo comentário